App e-Democracia

Pessoal, bom dia! Começamos um novo sprint de 2 (duas) semanas (de 5/1 até 16/1)! O objetivo dessa vez é desenvolver um protótipo do Portal e-Democracia para dispositivos móveis. Constatamos, por meio do contato com os usuários do portal, que a principal crítica é a pequena participação dos deputados nos debates virtuais. Nós descobrimos, pela experiência, que a forma de participação na qual o deputado se sente mais estimulado é por meio de vídeos, em razão de sua habilidade natural com a fala. Então, para tentar impulsionar a participação deles no portal pretendemos facilitar o envio de vídeos. A ideia inicial, para o teste de conceito, é desenvolver um app para Android (4.0 em diante) que possibilite a navegação pelas discussões existentes e possibilite que o usuário envie vídeos para iniciar ou participar de discussões no Portal e-Democracia. Esses são os requisitos do app que consideramos fundamentais para esse sprint:

  • possibilitar um login simplificado - para estimular a utilização do aplicativo;
  • possibilitar o envio de vídeos sem que seja necessário preencher vários campos - para simplificar a ação do usuário;
  • funcionar em uma plataforma nativa (Android) - descartamos o uso de HTML5 pela inexistência de boas aplicações para câmeras e o iOS pelas dificuldades iniciais de incluir o app na App Store (posteriormente, vamos adaptá-lo ao iOS).

Exemplos das telas que criamos inicialmente: E-democracia app 2 Nosso projeto, claro, tá disponibilizado lá no Github. Por enquanto é só, até a próxima!

Daniel Esashika

Daniel Esashika

Sagitariano, organizador de projetos colaborativos (juro que eu tento!), leigo profissional, mochileiro, leitor ávido, apaixonado por Brasília.

 

3 comentários em “App e-Democracia

  1. Saudações, Estou interessado num aplicativo que facilite a gestão democrática direta em pequenos grupos democráticos, como um condomínio, por exemplo. Um aplicativo que facilite a comunicação entre os líderes (Síndico e equipe) e os cidadãos (moradores). Além disso, ninguém pode violar uma lei alegando que não a conhecia, acredito que essa função de divulgação seria melhorada com aplicativos sociais. Talvez um aplicativo que possibilite iniciativas de criação de regras, discussão, deliberação, sanção, promulgação e publicação. Além da possibilidade de execução pulverizada de atividades, denúncias e facilitação de punições. Um aplicativo que pudesse ser usado num condomínio ou numa escola com gestão democrática. O que acham da ideia? Obrigado. Marcio Adriano Seno.

    Deixe uma resposta:

  2. A proposta é ótima e tudo o que for criado para dar maior transparência ao processo legislativo, melhor. Entretanto... por que apenas vídeos? Há uma quantidade inumerável de brasileiros e brasileiras que são surdos e não compreenderiam. O aplicativo poderia ter também compartilhamento de links.

    1. Este aplicativo foi proposto como um desafio para a equipe do LabHacker, com um tempo bem limitado para seu desenvolvimento. Sendo assim, tivemos que identificar precisamente as funcionalidades essenciais e ignorar as demais. Foi um exercício e tanto! No futuro, contudo, queremos evoluir um bocado este aplicativo. Já temos um bocado de ideias, e pode ter certeza que adicionaremos sua sugestão à lista!

    Deixe uma resposta:

Deixe um comentário: